terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cubatão - Panorama


Parque Perequê - A cachoeira mais bonita do Brasil

      O município com 148 km² e 120.271 habitantes, possui grande potencial ecoturístico, preocupação com a recuperação ambiental, parques ecológicos, atrativos históricos e culturais e pólo industrial.
Desde o período anterior à colonização portuguesa, a ligação do litoral com o planalto fazia-se pelas trilhas que desciam a serra. Ali era encontrado o homem do sambaqui. No século XVI, no início da colonização brasileira, Cubatão teve um papel de destaque na região.
Sua localização geográfica no sopé da Serra do Mar tornou-se passagem obrigatória para jesuítas, comerciantes, tropas e autoridades do reino que chegaram ao planalto. Sua importância no transbordo de mercadorias fez a cidade obter um desenvolvimento comercial e agrícola. Dessa forma, sua existência foi ponto fundamental ao desenvolvimento econômico paulista.
Em 1833, a lei imperial nº 24 criava oficialmente o povoado. Mas a emancipação político-administrativa veio apenas em 09 de abril de 1949, com a posse do primeiro prefeito. Em Cubatão, encontra-se a maior porção de Mata Atlântica do Estado e a sede do Parque Estadual da Serra do Mar. Sendo assim, a cidade oferece um grande potencial ecoturístico, direcionado às trilhas e manguezais, e ainda turismo cultural, com ênfase nos atrativos históricos e eventos culturais da cidade, turismo de pesca e náutico pela bacia do rio Cubatão e visitas ao pólo industrial.
A cidade possui peculiaridades como o Guará Vermelho, ave típica dos mangues cubatenses, que possui uma penugem vermelha e que, por sua beleza, tinha suas penas usadas como enfeite pelos índios na época do descobrimento.

Fonte: Santos e Região Convention Visitors Bureau

Um comentário:

  1. ESTIVE NESSA CACHOEIRA SABADO, ONDE FUI LEVAR UMA GALERA DE SÃO VICENTE PRA CONHECER E ME SURPREENDI COM O LIXO QUE LA SE ENCONTRAVA...MAS RECOLHEMOS TD E LEVAMOS ATÉ A GUARITA.


    ALESSANDROHC.

    ResponderExcluir