segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ruínas da Usina - A Expedição


Foto: Carlos Felipe

Conforme programado, a galera da Ekos Radicais saiu para mais uma aventura na área que a gente mais gosta: Na Mata Atlântica. Ô lugar abençoado!
Saímos do centro de Cubatão por volta das 7h30 rumo ao sítio do Marcelo. Chegando lá pudemos tomar um simples, porém gostoso café da manhã enquanto esperávamos a chegada do último integrante para esta aventura.

Foto: Carlos Felipe

As 8h30 estávamos iniciando nossa caminhada. No começo foi moleza... 3 km de estrada de terra beirando o Rio Cubatão. Diferentemente dos dias anteriores, com muito sol, nesse domingo o dia estava nublado. Isso nos favoreceu, deixando a caminhada mais suave, embora o calor fosse muito forte e o clima estivesse abafado. Logo no primeiro trecho fomos premiados com a presença de uma ilustre companheira de trilhas, quase assídua: a cobra caninana. Estava lá, paradinha no meio da estrada. Aparentemente velha pelo seu tamanho, de aproximadamente 2m. Posou para as fotos e em seguida foi embora seguindo seu caminho mata adentro. Depois de uma hora de caminhada a Mata foi ficando cada vez mais fechada. Cada vez que cruzávamos o Rio aproveitávamos para tomar banho e nos refrescar. Os caminhos não estão sinalizados e se não fosse pelo olhar clínico e a experiência do Marcelo para nos guiar, não teríamos chegado. Um ponto forte e fundamental para o sucesso da trilha foi a companhia do Kent, o cachorro da Rose, proprietária de outro sítio ali na região. O Kent foi nos acompanhando o tempo todo e quando tinhamos dúvida sobre qual caminho seguir ele ia na frente e nos indicava o rumo certo.
12h00! Chegamos nas ruínas da antiga Usina. Um pouco mais à frente estava a Barragem. Quanta história deve ter aquele lugar! Hoje, perdida no meio da Mata, como um navio naufragado no fundo do oceano. Já se transformou num ecossistema e abriga muitas espécies de animais.
Beleza! Missão cumprida? Não! Ainda faltava o caminho de volta. Agora nossa preocupação era chegar o quanto antes no sítio para fazermos o que nos propusemos desde o início: o famoso churrasco! Viemos num ritmo forte o tempo todo, sem fazer nenhuma parada. O grupo de 15 pessoas esteve de parabéns. Ninguem reclamou, se machucou ou ficou entediado. Nem mesmo um inesperado ataque de marimbondos que acertou quase todos na trilha (e vinhamos em fila indiana) baixou os ânimos da galera. A galera é roots!
14h30! Chegamos no ponto de partida! Agora sim pudemos comemorar o êxito da aventura. Carvão na churrasqueira que a cerveja tá gelada!
Abraços a todos e obrigado por compartilharem essa aventura comigo.
Ahhhhhiiiiiiiiiiii!!!!
Robson

2 comentários:

  1. Meu, a trilha foi muito show de bola...fora o pessoal que não conheci que foi um caso à parte...todos gente finíssima!
    Tô na próxima!
    Ah, essa foto que o Felipe tirou do réptilzinho aí ficou iradaça!!!
    abraços
    André Taka
    viajantemochileiro.blogspot.com
    andretaka.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. É com certeza vai rolar a próxima, estamos juntos, abraços a todos ...

    ResponderExcluir