Grupos poderão explorar a região pelos rios da região.
Aproveitar o final de semana ensolarado para navegar por águas tranqüilas, explorando igarapés e tendo como companhia não só os amigos, mas também algumas das dezenas de espécies de pássaros que vivem nos manguezais da Região Metropolitana da Baixada Santista. Essa opção de lazer deve estar disponível até o final do ano em Cubatão. E o que é melhor: sem qualquer custo para os interessados.
A informação foi divulgada pela secretária de Esportes e Lazer, Rènee Castro Fernandes, que na manhã deste domingo (27) acompanhou a disputa das provas da I Etapa do Circuito Regional de Canoagem de Velocidade. A prova, que reuniu 80 atletas de Cubatão, São Vicente, Praia Grande e Mairiporã, ocorreu na raia olímpica do Rio Casqueiro.
“Queremos estimular a prática de canoagem, remo e vela independentemente de haver uma equipe para competição”, disse a secretária, que no início dos anos 1990 praticava canoagem em Cubatão. “Seguíamos pelo rio, a partir do Jardim Casqueiro, até o mar ou à cachoeira que deságua no Rio Branco, em São Vicente. A intenção é resgatar essa opção de lazer e, assim, oferecer a quem não tem condições de treinar durante a semana a oportunidade de também usufruir dessa paisagem”.
Rènee Fernandes informou que, atualmente, o Navega São Paulo está com inscrições abertas. Basta ter mais de 10 anos de idade. Não há cobrança de taxas ou mensalidades. “Já com a abertura nos finais de semana, teremos um foco maior na participação dos adultos e jovens, que muitas vezes deixam de aproveitar essa opção de lazer em razão de compromissos com trabalho e estudo durante a semana”.
Para efetivar o oferecimento do serviço, a secretária informou que a estrutura existente contará com mais funcionários, que devem atuar a partir de uma Organização da Sociedade Civil de Serviço Público (Oscip).
A professora de canoagem, Christina Lentino Vanicek, frisou que atualmente os treinos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, recebendo muitos estudantes no contraturno escolar. “Vale frisar que as inscrições, gratuitas, ocorrem na própria raia localizada no Jardim Casqueiro”. A sede fica na Avenida Beira-Mar, junto à Avenida Joaquim Jorge Peralta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33644176.
Circuito – A I Etapa do Circuito Regional, realizado pela Prefeitura em parceria com a Federação Paulista de Canoagem, contou com provas de 200, 500, 1.000 e 5.000 metros. A segunda etapa está marcada para junho e o encerramento do Campeonato Paulista ocorrerá em Cubatão, em dezembro.
Fonte: www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário