segunda-feira, 12 de setembro de 2011

2º Campeonato Street Skate da Independência reúne quase 300 pessoas no Jardim Casqueiro


Akira Shiroma - Evolution / Foto: Rick Ramos
 
Os desavisados que deram uma passada pela Praça Independência, na manhã e tarde de domingo, dia 11, tiveram a oportunidade de desfrutar da boas manobras dos skatistas participantes do 2º Campeonato Street Skate da Independência, assim como de inúmeros anônimos, em grande maioria de crianças iniciantes na modalidade que se espalharam pela praça para arriscar suas manobras.
Participaram da competição 32 skatistas cubatenses e de outras cidades da região. Pela categoria Infantil (3/9 anos) o vencedor foi Rodrigo Hurtado, de Santos; em 2º lugar ficou Gabriel Oliveira, de Itanhaém; e em 3º, Douglas Rodrigues, de São Vicente. No Mirim (10/13 anos), o título ficou com Gabi Mazetto, de Praia Grande; em 2º lugar Guilherme Parada, de São Vicente; em 3º lugar Higor Araújo, de Santos. Na categoria Iiniciantes (14/17 anos), o vencedor o Jonathan Vidal, de Cubatão; em 2º Lucas Kawata, de Praia Grande; em 3º lugar, Ruimar Passaroto, de São Vicente.
Todos os vencedores receberam troféus, medalhas e peças de acessórios para skate, além do passaporte para famoso parque de skate de Santos. Segundo os organizadores ainda ocorrem sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores. Houve medalha de participação para todos atletas inscritos e lanche completo, além de água a vontade para todos presentes.
O skatista cubatense, Guilherme Cervone, o Guega aproveitou o momento para realizar uma clínica informal para os interessados em se iniciar na modalidade. “São apenas algumas dicas que são importantes para que as pessoas aproveitem ao máximo do prazer que é andar de skate”, afirmou Guega que reside no Jardim Casqueiro e realiza seus treinamentos na praça da Independência.
Guega diz que já faz isso, quando nota que a pessoa ainda é estreante. “Sempre dou um toque a mais para a garotada, muitos dos quais, perfeitamente integrada ao mundo do skate, que é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perde apenas para o futebol”, garante o skatista, que disputa competições, representando Cubatão.
O evento que nasceu do desejo de dois garotos, Rodrigo Gomes, hoje com 15 anos e Marcelo Gomes, de 9 anos, de tomar a iniciativa de criar a competição, acabou envolvendo o pai, o bioquímico do Departamento de Bioquíomica da USP, Osmar Gomes, que já sonha alto.“Houve um crescimento enorme entre a 1ª edição, realizada em 2010 e esta 2ª edição, o que nos dá folego para que no próximo ano, a gente inclua a categoria Amador”, prevê Osmar.
“Para que haja a inclusão da categoria Amador, tem que entrar na organização a Federação Paulista, que comanda a modalidade, assim como a participação de arbitragem oficial”, afirma o organizador, que pedirá maior apoio do poder público e dos empresários locais, devido o aumento dos custos que isto representará.
Osmar lembra ainda que como integrante da Associação Ekos Radicais, acabou envolvendo os membros da entidade no apoio técnico. “A Ekos Radiciais é integrada por cubatenses apaixonados por esportes radicais, integrados em harmonia com a natureza”, afirmou Gomes.
A parte musical ficou a cargo do grupo de rock Lasívia, que segue a linha post hard core. O repertório apresentado intercalou canções próprias com covers adaptados ao evento. O resultado foi aprovado pelo público que aplaudiu a cada música apresentada pelos músicos, todos cubatenses. A formação da Lasívia conta com Henrique (vocal), Bruna (guitarra/vocal), André (guitarra), Vinni (baixo), e Marquinhos (bateria).
O campeonato contou com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura, patrocínio das lojas de skate Alma Skateboards e  Evolution; além de Nino´s Pizzaria; Messias Material para Construção; Maurício Motos; Edson Compressores; G40 e Madeireira Pau Brasil.

Fonte: www.cubatao.sp.gov.br (Texto: Lula Terras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário