sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mapeamento de Rios e Trilhas


Rio Cubatão

Teve início na manhã desta quarta (20) o trabalho de mapeamento e levantamento fotográfico de trilhas e rios da cidade pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão (Semam). O objetivo deste trabalho é o conhecimento total de todas as trilhas da cidade, como Parque do Perequê, Itutinga Pilões, Parque do Quilombo, Trilha do Diabo, entre outros.
A ideia de fazer um trabalho mais detalhado, segundo o tenente Gazola do Posto de Bombeiros de Cubatão, é conhecer ‘in loco’ todas as trilhas e ter uma resposta mais rápida em casos de emergência. “Somos muito acionados para atender pessoas que se aventuram por esses lugares e se perdem por não conheceram as trilhas. Com este trabalho de catalogação, a localização de pessoas perdidas ficará muito mais fácil”.

Só este ano foram cinco ocorrências envolvendo 20 pessoas. “É muito perigoso entrar nesses lugares sem conhecimento da área, equipamentos apropriados e um guia que conheça o caminho”, afirmou o tenente.

O diretor de Gestão e Saneamento Ambiental, Cleiton Jordão Santos, disse que este mapeamento é importante e que, futuramente, as trilhas poderão ser usadas para passeios monitorados. “Essas trilhas e o mangue poderão receber visitas como roteiro de ecoturismo e trabalhos científicos. Vamos observar também os índices de poluição e de desmatamento e fazer um replantio nas áreas degradadas”, afirma.

Texto: www.marciarosa.com.br 
Foto: Henrique Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário